terça-feira, 5 de outubro de 2010

Semana de Ciência e Tecnologia 2010



De 19 a 29 de outubro, a cidade Maricá será cenário da II Semana de Ciência e Tecnologia.

Este ano várias instituições e universidades, participarão do evento. No dia 19, o ponto de partida será dado pelas escolas da cidade, com a “Feira de Ciências para a Sustentabilidade”. O tema “Ciência para o Desenvolvimento Sustentável” orienta o calendário de atividades, em 2010.

O evento será contemplado em diversas áreas: Mostra de Tecnologia Educacional, distribuída em oficinas, palestras e workshops; propostas de geração de emprego e renda, com a Oficina de Plantas Medicinais, que vai mostrar o passo a passo de como fazer produtos utilizando recursos naturais; discussão da realidade econômica, com palestras sobre Petróleo e Gás; além de novidades, como: Tijolos Ecológicos e inovação na fabricação de materiais a partir do PET.

Na Casa Digital, no Centro, o Grupo Cequipel  (maior fabricante de mobiliário escolar da América Latina) trará equipamentos de ponta, como a Lousa Interativa e o computador que fica acoplado em carteira escolar. Ainda haverá, na Praça Orlando de Barros Pimentel, coleta de lixo eletrônico, organizada pelo Instituto Ambiental Reciclar.

Há uma programação especial para escolas, professores e alunos, com a Casa da Descoberta, uma instituição da Universidade Federal Fluminense (UFF), que traz interessantes experimentos físicos. A Carreta Ampla também estaciona na cidade, com oficinas de consumo consciente de energia, capacitação para agentes comunitários e concurso cultural. E quem já passou dos 65 anos também não vai ficar de fora. Durante a Semana de Ciência e Tecnologia, será lançada a primeira etapa do curso de Iniciação em Informática para a terceira idade.

A Semana de Ciência e Tecnologia em Maricá, lança o desafio de incentivar o pensamento que associa desenvolvimento econômico e meio ambiente; não apenas de florestas, mas também de espaço urbano. Progresso e desenvolvimento sustentável devem caminhar lado a lado para a melhor qualidade de vida da população. 

A cidade se junta a outras milhares localidades brasileiras, que estarão implantando as mesmas ações, com organização nacional do Ministério da Ciência e Tecnologia.


Pontos de inscrições:
Casa Digital, na Praça Orlando de Barros Pimentel - Centro
Secretaria Municipal de Educação: Rua Barcelar da Silva Bezerra, 105 - Boa Vista
Instituto Ambiental Reciclar, na Rua 116, esquina com Av. Central – Cordeirinho

Mais informações:
Subsecretaria de Ciência e Tecnologia (21) 2637-8817 – ramal 28.

Nenhum comentário:

Postar um comentário