domingo, 29 de agosto de 2010

Preso em flagrante, na Caixa Econômica do Centro de Maricá

"Chupa cabras - instrumento usado para clonagem de cartões"
Antônio Rodrigues Bernardes, 32 anos, foi preso em flagrante, na tarde de domingo (29), quando tentava retirar o "chupa cabras", instrumento usado para roubas os dados dos clientes, para clonagem de cartões.                                   


O marginal foi preso na agência da Caixa Econômica Federal, na Praça Conselheiro Macedo Soares, centro de Maricá.


Parabéns à ação imediata da Polícia Militar e nota zero para o esquema de segurança da Caixa Econômica que expõe o déficit de suas ações, num golpe tão comum, em plena luz do dia, dentro da agência. 

Detalhe: antes de retirar o aparelho, o meliante teve que instalá-lo e, em nenhuma das ocasiões foi visto? 

Para que servem as câmeras de segurança da agência? Será que realmente funcionam? Será que as imagens são vistas diariamente? 
Se são, porque a segurança ainda não havia interditado o caixa eletrônico onde o "chupa cabras" havia sido instalado.


Atenção clientes da Caixa Econômica Federal, o telefone da Ouvidoria da Caixa é 0800 725 7474 (funcionamento: das 8h às 18h); liguem e reclamem da falta de segurança, é um direito seu, como cliente da agência que, mesmo em horários noturnos, mantém a porta aberta, sem nenhum guarda (pelo menos visível), além da sujeira constante na área dos caixas eletrônicos, o que mostra, mais uma vez, o desleixo dos responsáveis diretos.


Fonte: O São Gonçalo

sábado, 28 de agosto de 2010

Mais 300 PMs em Niterói e Maricá, mas só na eleição

A Polícia Militar vai se reunir, na próxima semana, com os juízes de Niterói e Maricá para informar que o comando geral da corporação vai mandar um reforço soldados para policiar essas duas cidades no dia das eleições, em 3 de outubro. O comandante do 12º BPM, tenente coronel Ruy França, disse que até agora não recebeu nenhuma queixa de políticos com relação à campanha. Estão subindo os morros com a maior tranquilidade.


Fonte: Jornal O Globo

Expo Maricá traz fórum sobre Desenvolvimento

Maricá é tema do debate do Fórum

O Polo Industrial Naval de Jaconé, que já tem empresários interessados em construí-los, será discutido pelas autoridades

Maricá - O futuro da cidade praiana de Maricá está debatido neste fim de semana no Fórum ‘Maricá — A cidade que eu quero!’. Desde ontem, e até amanhã, entre 15h e 17h, população e representantes dos governos federal, estadual e municipal e de empresasdiretamente ligadas ao projeto discutem diversos temas, entre eles, Desenvolvimento e Emprego, Polo Industrial Naval de Jaconé, Pré-Sal e Investimentos da Petrobrás, como o Comperj.
Empresários participam da Rodada de Negócios e oferecem produtos às empresas presentes. A parceria com a Prefeitura de Maricá propiciou a criação do fórum, dentro da Expo Maricá 2010, que, também, se realiza nestes dois dias.
O debate de hoje é sobre o Polo Industrial Naval de Jaconé. Na mesa dos trabalhos, estarão o prefeito de Maricá, Washington Quaquá; o secretário estadual de Desenvolvimento, Julio Bueno; a secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos, e o chefe de Gabinete do presidente da Petrobras, Armando Tripodi.
INVESTIMENTO MILIONÁRIO
Domingo, debatendo Comperj, pré-sal e o desenvolvimento da cidade, os diretores de Produção e de Abastecimento da Petrobras, respectivamente, Guilherme Estrela e Paulo Roberto Costa; secretário de Desenvolvimento de Maricá, Aleksander Santos; presidente da Ademi/Niterói, Joaquim Andrade, e empresários.

O Polo Industrial Naval de Jaconé, que será debatido, hoje, no Fórum ‘Maricá – A cidade que eu quero!’ é um investimento inicial da ordem de US$ 400 milhões. Há um grupo sólido interessado, cujos dirigentes já conheceram a área e obtiveram do estado aceno favorável ao empreendimento.
Respondendo aos boatos de que a construção do complexo naval provocaria a degradação de boa parte da riqueza socioambiental de Jaconé, o prefeito Quaquá esclareceu que “a construção de navio não é poluente e não vai produzir um impacto negativo. Jaconé, distrito de Maricá, é, realmente, um local tranquilo, com praia, lagoa e a serra do Mato Grosso.
Fonte: Jornal O Dia

A nós, resta fiscalizar, solicitar o acompanhamento, pelo Ministério Público, do uso das verbas entregues ao município, e cobrar transparência na gestão de Washington Quaquá.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Festival Radical 2010 - Maricá - Serra de Camburi

Escola de Niterói visita Casa de Cultura em Maricá e percorre parte do Caminho de Darwin

Fachada do prédio que já abrigou a cadeia municipal e a Prefeitura
Alunos de Niterói, em visita à Casa de Cultura


Alunos do Colégio Gaia em Piratininga , Niterói,  visitaram na última quarta-feira, 25/08, a Casa de Cultura (na Praça Orlando de Barros Pimentel, Centro), onde conheceram um pouco mais sobre fatos históricos da nossa cidade.
A visita ao prédio foi o destino final da excursão que começou no Engenho do Mato, seguindo pela Estrada do Vai e Vem, sítio Itaocaia Valley, Restinga e Vila de Pescadores no bairro de Zacarias.
O objetivo do passeio foi percorrer parte do caminho realizado pelo naturalista Charles Darwin, autor da tese sobre a seleção natural das espécies, quando este empreendeu uma expedição a Salvador, Rio de Janeiro e Amazônia em meados do século XIX a bordo do navio Beagle.
Cerca de 30 alunos do primeiro e segundo anos do Ensino Médio visitaram o museu, que abriga aproximadamente 900 peças (em exposição e separadas para restauração), doadas ou emprestadas. Ali, também podem ser apreciados quadros de artistas locais e objetos antigos; moedas de colecionadores, moenda de cana de açúcar, gramofone, telefones de época e uma estátua de Nossa Senhora da Penha, datada do século XVIII.
Os adolescentes conheceram também a história da Casa, que é um dos três pontos culturais tombados pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC) na cidade, juntamente com a Igreja Matriz Nossa Senhora do Amparo e a Fazenda Macedo Soares (Fazenda do Bananal).
O prédio onde hoje está instalada a Casa de Cultura, foi inaugurado em 1941 e funcionava como cadeia pública no primeiro andar, até 1974. Também abrigou a Prefeitura e a Câmara dos Vereadores, tornando-se, depois, Casa de Cultura e Museu Histórico.
        O dia parece ter sido bem aproveitado pelos jovens, que se mostraram interessados em conhecer o acervo do museu. Segundo o professor Marcos Lacerda, que também leciona no Colégio Estadual Elisiário Matta, o encanto se estende para a curiosidade por outras belezas da região, como o Silvado, que será o destino de visita em uma futura excursão. Marcos também ressalta a necessidade de mostrar aos alunos, na prática, os ecossistemas e tipos de vegetação estudados em sala de aula, como a Mata Atlântica e a restinga, no intuito de promover conscientização acerca dos cuidados necessários com o meio ambiente.  
Atendendo à expectativa do professor, a aluna Moana Astigarreta, 15 anos, — que destaca a passagem pelo Engenho do Mato como um dos melhores momentos do passeio, — aponta o impacto direto de iniciativas como essa no processo de aprendizado.
“A gente tem mais noção do que estuda aqui. Na sala, você só vê o professor falando”, conclui.
Segundo o professor de biologia Fábio Cecchetti, além do aprendizado, a visita em grupo a diferentes centros históricos agrega outros valores: “O primeiro impacto é a integração entre os alunos em torno de algo positivo e a integração com os professores. Além disso, tem a valorização das coisas próximas a gente, da natureza e aspectos da cultura”, explica, acrescentando a relevância da realização de um passeio cujo objetivo é repetir o caminho percorrido por um estudioso da importância de Darwin.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Concurso de poesia com tema sobre educação acontece até setembro

É hora de tirar os poemas da gaveta e mostrar o talento escondido no Concurso de Poesias “Educação: semente do futuro”. A temática deve ser desenvolvida em até 30 linhas e entregue na versão impressa (papel ofício) na Sala de Leitura, aos cuidados da Barraca das Letras, às sextas- feiras, das 14 às 20 horas, até o dia 24 de setembro. O endereço é Rua Domício da Gama, 120/103, Centro de Maricá, perto da Praça Orlando de Barros Pimentel.  
Além da poesia, os candidatos devem entregar um texto que conste breve resumo da sua biografia.
     Os vencedores terão seus poemas publicados na “Agenda Literária 2011” e receberão dez exemplares da publicação, troféu e diploma em solenidade programada para acontecer em dezembro, na Casa da Amizade, no bairro do Caxito.
A realização do concurso é do Rotary Club de Maricá e da Associação Profissional de Poetas no Estado do Rio de Janeiro (APPERJ). O apoio é da Oficina Editores, e a participação é gratuita.

Divulgação: Barraca das Letras

Pavimentação direcionada por interesses pessoais



Com um incontável número de ruas sem pavimentação, incontável número de pavimentações antigas e já esburacadas e outras tantas vias de acesso cercadas de mato por todos os lados, de repente, surge uma emergência: "Pavimentar a rua onde a concessionária FIAT está abrindo uma filial, em Itapeba".

É até bonito ver o empenho com o qual trabalham de sol a sol, com maquinário adequado, incuindo a presença do próprio Secretário de Obras da Prefeitura para fiscalizar!

Pena que o resto do município esteja entregue às moscas.

Será que cada morador de Maricá terá que torcer para que uma empresa bastante conhecida se instale em sua rua, para que as obras necessários sejam feitas?

E a FIAT? Será que compareceu com alguma quantia para que a rua seja pavimentada em regime de urgência?

São coisas soltas no ar, não podemos ter certeza e onde há incertezas, moram as dúvidas.

De concreto temos: Itaipuaçu colecionando lixo, escolas municipais sucateadas, Hospital Municipal na mira da Vigilância Sanitária, Ciranda de Secretários Municipais que entram e saem das secretarias sem que haja nenhum tipo de informação à população e uma falta de transparência da gerência pública que chega a parecer ironia.

O slogan da campanha do atual prefeito, se não me falha a memória era: "Quaquá esse faz!"

Não estava errado...os eleitores só não souberam interpretar e acabaram caindo nas malhas da propaganda subliminar; depois de "Quaquá esse faz" caberia muita coisa como: faz o que quer; em benefício próprio, pra si mesmo e sua turma, qualquer coisa por dinheiro, o município afundar e segue por aí.
O povo precisa aprender a interpretar melhor as mensagens.

Quem quiser ver as fotos que comprovam a pavimentação "emergencial" é só acessar: http://tweetphoto.com/41135766

Maricá recebe sessão dupla de cinema no projeto Circo Sarau





O projeto Circo Sarau 2010 chegou a Maricá, trazendo cultura e entretenimento para todas as idades em local público e ao ar livre.
A noite contou com a apresentação do cantor Ronaldo Valentim e do artista Richard Riguetti, que apresentou doze números circenses na pele do palhaço Café Pequeno.
Já a terceira parte da atração, foi direcionada ao fomento da arte audiovisual, com exibição em telona, da animação “Kung Fu Panda” e do longa brasileiro “Lisbela e o Prisioneiro”.
O evento aconteceu na Praça Orlando de Barros Pimentel, na última quinta-feira, 19/08, a partir das 18 horas.
Um público de cerca de 120 pessoas, constituído em grande parte por crianças e adolescentes, participou do sarau.
Os filmes são escolhidos pelas Secretarias de Cultura das cidades participantes, que atuam também como parceiras do projeto.
Em agosto, o Circo Sarau, — que existe desde 2006 e já percorreu 17 estados brasileiros, — realizou programação cultural em oito cidades do interior do estado do Rio de Janeiro, como São Gonçalo, Tanguá e Itaboraí, sendo Maricá a última cidade visitada.
Em um município que não dispõe de salas de cinema, o projeto itinerante foi bem recebido.
Sobre a questão do acesso à cultura em Maricá, a moradora do bairro do Flamengo, Luciana Rodrigues, aprovou a iniciativa e destacou a importância do incentivo à cultura para a população local.
“Se tivesse algo assim ia melhorar a cultura. Principalmente para as crianças”, destacou.
 O Circo Sarau é produzido pela Arte Brasil Produção Cultural, com sede em Belo Horizonte - Minas Gerais, tendo como parceiros a Petrobrás e o Ministério da Cultura.

sábado, 21 de agosto de 2010

E por falar em política, onde anda o prefeito?



Na última quarta-feira, 18 de agosto, no Complexo Esportivo Leonel Brizola (bairro Flamengo), houve o previamente anunciado encontro entre o Ministro dos Esportes Orlando Silva e o Prefeito de Maricá, Washington Quaquá, para o lançamento do programa “Segundo Tempo” que visa beneficiar diretamente 2 mil crianças, entre 7 e 17 anos, com 19 modalidades esportivas, distribuídas em 20 núcleos distribuídos entre as escolas do município.

Lendo assim, é bonito. Agora, vamos aos fatos!

O Ministro Orlando Silva, como já esperávamos, enviou um assessor e o prefeito, como já sabíamos, não apareceu.

Depois da vaia histórica que recebeu em Inoã, Quaquá sumiu. Não aparece em compromissos públicos; o que nos leva a pensar que tem medo das manifestações populares.

O prefeito de Maricá esqueceu que, no evento, dezenas de crianças com seus melhores trajes e maiores esforços, estavam sentadas nas cadeiras; ignorou a presença de diretores e professores das escolas do município e de pessoas que movimentam sozinhas atividades esportivas na cidade, algumas, só por ideologia, porque a prefeitura não apóia a maioria.

Presentes, como por obrigação, estavam alguns secretários e vereadores que, logo após a linda entrada das delegações das escolas e apresentação das crianças, debandaram do evento, deixando as cadeiras do lado esquerdo, vazias.

O mestre de cerimônias escolhido para a ocasião, pelo jeito, não aprendeu a falar português, como a maioria dos petistas e cometia, na frente das crianças erros grosseiros como: “Quero pedir aos líderes das escolas para chegarem aqui, para ‘se resistrarem”. Em princípio, poderia ter sido um equívoco, mas, ele insistia: “O resistro é importante. Por favor, venham se resistrar”.

Muito enrolado, o mestre de cerimônias, obviamente não sabia que a palavra correta é registro.

A Secretária de Esportes  Nete Grijó,  igualmente despreparada, tentou explicar a ausência de Quaquá, sem efeito.

De bom restaram as crianças, lindas, comportadíssimas e muito compenetradas; além do belíssimo esforço dos professores e líderes esportivos.

Um destaque especial para as meninas da ginástica, Sabrina Ferreira, Rayane Lima, Tiffany Fernandes, Eduarda Oliveira e Renata Damaceno que, tentaram dar o seu melhor, numa apresentação bem ensaiada, além das belas e caprichadas roupas. Parabéns à professora, Bruna Caldas.

A apresentação das meninas teria sido perfeita, não fosse a falta de responsabilidade do operador de som que, além de ter nas mãos, uma aparelhagem de péssima qualidade, errava os CDs, colocava as músicas trocadas e, através de sua incompetência, conseguiu destruir a apresentação da última ginasta que desistiu no meio de uma música para a qual não estava preparada e saiu da apresentação chorando.

Ao assessor da Secretaria Executiva que representou o Ministro dos Esportes, Romário Galvão, nosso agradecimento pela presença; às crianças, professores, pais e mães presentes, nosso orgulho pela bravura com a qual se doam à uma Maricá que nada faz por elas. Não fossem o idealismo dos mestres, não teriam êxito.

Ao Prefeito Washington Quaquá, nota zero, e a vergonha que têm nos levado ao asco de sua figura e gestão pública.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

O Jornal "Boca Livre" publicou, A Semana vai apurar.

Segundo o Jornal Boca Livre, o prefeito Quaquá e sua esposa, a candidata a Deputada Estadual, Zeidan, estariam envolvidos em escândalo de compra de votos, envolvendo, possivelmente, os vereadores da cidade.

Abaixo, trechos das matérias veiculadas no Boca Livre.








A equipe do blog Jornal A Semana partirá em busca de fatos, junto aos vereadores, prefeito Quaquá, candidata Zeidan e representante do Ministério Público.

Depois disto, traremos aos nossos leitores uma nova matéria, com esclarecimentos a respeito do caso. Esperamos que o bom jornalismo seja o instrumento usado por todos e que a ética nos leve à verdades irrefutáveis.

Esperamos ainda que o prefeito Washington Quaquá, sua esposa Zeidan e os vereadores eleitos em Maricá não nos deixem sem resposta e não se privem de nos conceder entrevistas. 

Sabemos que o ditado é real: "Quem não deve, não teme" por esta razão e pela ética do jornalismo profissional, será dado o direito de resposta a cada um dos acusados e, a verdade, seja qual for, aparecerá.

sábado, 14 de agosto de 2010

Crianças recebem segunda dose da vacina contra a Poliomielite

As mamães e papais maricaenses estão de parabéns, junto com a equipe de profissionais da saúde que trabalharam durante todo o sábado, para vacinar os nossos pequenos. 


sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Justiça sequestra verbas da Prefeitura de Maricá, para garantir direitos dos ostomizados.

Ostomizado não recebe sequer curativos no hospital municipal


O Judiciário mari- caense depois de testemunhar o descumprimento de inúmeras de suas decisões e a forma como os gestores da saúde do município des- respeitam as leis, parece ter encon- trado um caminho para amenizar a violação dos Direitos das Pessoas com Deficiência nesta cidade - contexto que tem como uma de suas vítimas os ostomizados.

A decisão da Juíza Rosana Simen Rangel de Figueiredo Costa, resume a indignação do Poder Judiciário com as violências que estão sendo perpetradas contra os deficientes de Maricá. 

A Juíza cansada de ver suas decisões serem desrespeitadas pelo município, resolveu “dar um basta” nessa conduta ofensiva à Justiça e à vida de inocentes, determinando o sequestro - diretamente das contas da Prefeitura - dos recursos financeiros destinados ao cumprimento das decisões, conforme segue: “... Compulsando os autos, verifica-se que a recalcitrância no cumprimento das decisões judiciais subsiste. Assim sendo, observado o disposto no art. 461, do Código de Processo Civil que faculta ao Magistrado adotar providências que assegurem o resultado prático equivalente ao do adimplemento, bem como o Enunciado nº 02, do Aviso nº 44/2009, aprovado no I Encontro de Desembargadores de 2009, dê-se vista à parte autora, com urgência, para que a mesma junte aos autos planilha demonstrativa do custo de aquisição do insumo constante da assentada de fls. 90/91, referente ao período de 3 (três) meses, a qual deverá ser acompanhada de três orçamentos distintos para fins de comprovação. Com a vinda da planilha, expeça-se mandado de sequestro, o qual deverá ser cumprido como medida de urgência, devendo o Oficial de Justiça sequestrar a verba diretamente em uma das contas do Município-réu, diligenciando junto à Secretaria de Fazenda, ou onde encontrar recursos, depositando-a em conta judicial à disposição do Juízo...”

A contundência dessa decisão - que visa garantir o direito a vida e a saúde de brasileiros, idosos, deficientes, enfim, seres humanos - é o reflexo inequívoco do fracasso de uma administração municipal que, além de desrespeitar as leis, trata com descaso e maltrata aqueles que não têm como se defender – doentes, idosos, deficientes e, especialmente, os mais humildes.

Fonte: site Ostomizados e Cia.
Foto: Giuliana Azevedo (Jornal A Semana)



quinta-feira, 12 de agosto de 2010

TCU condena ex-prefeito de Maricá

O ex-prefeito de Maricá, Região Metropolitana do Rio, Luciano Rangel, terá que devolver R$ 275.592,11, valor atualizado, aos cofres do Fundo Nacional de Saúde (FNS). As informações são do Tribunal de Contas da União (TCU).

De acordo com o TCU, as despesas e a utilização dos recursos não foram comprovadas e ainda houve despesas indevidas, fora do que foi contratado. O convênio firmado entre o município e o Ministério da Saúde tinha como objetivo o desenvolvimento de ações para erradicar o Aedes aegypti.

Rangel ainda foi multado em R$ 4 mil. A cópia da decisão foi enviada à Procuradoria da República no Estado do Rio de Janeiro. O ministro José Jorge foi o relator do processo. Cabe recurso da decisão.

Fonte portal: SRZD

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Policial civil da Delegacia de Maricá é executado na porta de casa

Bandidos atiraram no policial após pegarem sua arma | Foto: Luiz Nicollela / O São Gonçalo

O inspetor da Polícia Civil Nílson Rodrigues da Cunha Filho, 46 anos, foi morto a tiros por bandidos, na manhã desta terça-feira, em São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio. O policial, havia largado o plantão na 82ª DP (Maricá), onde era lotado, e passou no bairro do Colubandê para visitar um amigo. Segundo testemunhas, enquanto o policial conversava com o amigo, na Rua Francisco José de Souza, dois rapazes iniciaram uma briga. O policial então inteveio e separou os brigões. A cena teria sido assistida por bandidos de uma favela próxima que esperaram a briga terminar.


Quando o policial voltou para perto do amigo, cinco bandidos em um Peugeot ou Punto - as testemunhas não souberam precisar a marca - preto os renderam. O amigo do agente recebeu ordem para "vazar" e os bandidos exigiram a arma do policial, que entregou. Em seguida abriram fogo. 

Nílson foi atingido por pelo menos 10 tiros em todo o corpo e morreu no local. Policiais civis fizeram durantae toda a tarde incursões em favelas da região para tentar localizar os assassinos. O inspetor morava no bairro de Quintino, no subúrbio do Rio. A 72ª DP (São Gonçalo) está investigando o caso.




segunda-feira, 9 de agosto de 2010

ProJovem Trabalhador com vagas em Maricá




Os seis cursos de qualificação do Programa ProJovem Trabalhador em Maricá ainda têm disponíveis 280 vagas.

Quem quiser se inscrever deve procurar a Secretaria Municipal de Trabalho, na sede da Prefeitura, das 9h às 17h.

A carga horária dos cursos é de 350 horas e os alunos terão direito a uma bolsa auxílio mensal de R$ 100. 

As atividades são de Construção e Reparos, Turismo e Hospitalidade, Beleza e Estética, Alimentação e Telemática. 

Os interessados deverão estar também cursando ou concluindo o ensino fundamental ou médio, ser morador do município e ter entre 18 e 29 anos. 

Os documentos necessários são CPF, identidade, cadastro no PIS ou NIS (Número de Inscrição Social) e comprovantes de endereço e escolaridade, todos com original e cópia.

Informações 2637-2052, ramal 241.
Fonte: O Fluminense




domingo, 8 de agosto de 2010

Vale à pena ser pai. Parabéns!

Para os que não sabem a imagem acima é do filme “À Procura da Felicidade”,
nesse filme Will Smith contracena verdadeiramente com o seu filho Jaden Smith.

A foto do filme acima mostra um filho cuidando do pai e um pai, dando o sangue para não perder o direito de permanecer com seu filho.


É um filme que vale à pena ver, porque filhos são heranças de Deus e não há nada que possa nos frear, diante da dificuldade, os dos dias mais difíceis, quando quem nos olha esperando alguma atitude, é um filho.


Hoje é dia de abraços, presentes, sorrisos, brincadeiras, mas, também é dia de pensar no quanto é precioso ter um filho.


Deus é bom pra nós, nos presenteia com vidas saídas de nossos genes! Um milagre!


Que este dia seja feliz a todos os pais e que seus filhos recebam de você o direcionamento certo, para que se tornem pessoas melhores e adultos responsáveis.


Vocês são o espelho onde os filhos buscam a referência a seguir, então; que Deus os faça sábios, direcionados, responsáveis e bons cidadãos, para que seus filhos formem, amanhã, uma sociedade melhor do que a de hoje.


Parabéns aos pais em sua tarefa de edificar os filhos; parabéns aos avós, em sua liberdade de poder "estragar" um pouquinho os netos, com todos os mimos, balas, presentes, sorvetes!


O pai da foto, personagem do filme: "À Procura da Felicidade", lutou, mesmo quando as forças já não existiam, mas venceu cada uma das adversidades, tendo como mola propulsora, o amor de seu filho.


Seja qual for a dificuldade pai, lembre-se: seu filho espera o melhor de você; portanto, vale à pena lutar, tendo como base a dignidade e como alvo o amor que Deus lhe deu por seus filhos.


O Jornal A Semana os felicita desejando o melhor de Deus para este domingo e para o restante de suas vidas!

sábado, 7 de agosto de 2010

Moradores denunciam abandono no único hospital público de Maricá

Paciente revoltado, reclama do atendimento. Indignado, aponta para o
prédio da administração do hospital.


A equipe do Jornal A Semana visitou o Hospital Conde Modesto Leal, no dia 03 de agosto.

Ali, vimos diversas pessoas que aguardavam por atendimento a horas. Muitos reclamavam da falta de profissionais e, até mesmo uma enfermeira nos disse que só havia uma pediatra de plantão e isso, os obrigava a atender em regime de prioridade, apenas as crianças com casos mais graves. 

Sentada ao lado da pediatria, vimos uma jovem com um bebê recém-nascido no colo. "Ele está cheio de catarro, mas, disseram que vai ter que esperar, porque não está com febre"
- disse a mãe.

Em meio a nossas entrevistas, um senhor, intitulando-se Superintendente do Hospital, mas, sem crachá ou qualquer outra identificação legal, veio até onde estávamos e perguntou com ironia qual era o problema. Dirigiu-se a uma senhora em cadeira de rodas e disse: "Esta senhora já é 'freguesa' aqui. Ela vem aqui pra ver as modas".

Diante de tal afronta à paciente em questão, insistimos para que ele falasse conosco e quando tentamos fotografá-lo, ameaçou nossa equipe: "Se tirar foto eu processo vocês"

Logo depois, diante das perguntas insistentes da repórter, disse em alto e bom som: "Eu não tenho nada a ver com isso aqui não" , mesmo tendo dito antes que era superintendente do hospital.

Isto mostra o quanto os moradores de Maricá têm razão quando dizem ter medo do hospital municipal.

Não há médicos suficientes, enfermeiros qualificados, o município não fornece medicamentos e a direção, tirando como exemplo o péssimo comportamento do superintentende, é, no mínimo, duvidosa.

Alguns pacientes que aguardavam atendimento com hora marcada com um mês de antecedência, mostraram que os exames pedidos pela profissional, tiveram que ser feitos em rede privada, porque o hospital não tem estrutura para realizar exames.

Perguntados sobre o que pensam com relação ao pronto atendimento do hospital e a emergência, a resposta foi quase uníssona: "Caiu aqui, morre!"

Acompanhem agora a matéria feita pelo portal G1.

Até médico da unidade registrou queixa por causa das más condições. Delegacia encaminhou registros ao Conselho de Medicina e Ministério Público.

Os moradores de Maricá, na Região dos Lagos, reclamam do abandono e das más condições de atendimento do único hospital público do município.

Uma adolescente grávida de 17 anos, que  não quis se identificar, contou que deu entrada no Hospital municipal Conde Modesto Leal com fortes dores. Mas ela só conseguiu ser medicada no Hospital Azevedo Lima, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio.

"Tem que ter uma intervenção. A gente está apelando, pedindo socorro para o Ministério da Saúde, Conselho Médico para interferir porque não é mais possível continuar assim", desabafou a coordenadora da Pastoral da Criança, Primavera Aquino.

Na unidade são muitas as reclamações. Uma dona de casa disse que só conseguiu um dos medicamentos prescritos pelo médico para tratar uma virose da filha. As denúncias foram parar na delegacia. 

As reclamações feitas por pacientes e por parentes de pacientes dão conta da falta de equipamentos e de especialistas. E até os próprios funcionários já apresentaram queixa contra a unidade de saúde na 82ª DP (Maricá).

Num boletim de ocorrência feito no fim de semana, um médico informou que ao assumir o plantão o quadro de profissionais estava incompleto e que faltavam medicamentos. Por isso, toda a equipe decidiu fechar a emergência.

De acordo com o delegado Sérgio Caldas, os registros recebidos na delegacia já foram encaminhados ao Conselho de Medicina e ao Ministério Público, que devem apurar as denúncias.

Na unidade, o responsável pela atenção hospitalar, Luis Otávio Costa Filho disse que a prefeitura está se preparando para contratar profissionais de saúde. O médico acrescentou ainda que oficialmente a prefeitura ainda não recebeu denúncias contra a unidade.

"Se for procedente qualquer reclamação dessas, a gente vai tomar providência e encaminhar, enfim, e até melhorar no sentido de ter um corpo médico maior", disse ele.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Governo Federal libera R$ 51 milhões para obras em Maricá

Programa de Aceleração do Crescimento pode chegar à Maricá.
O Governo Federal liberou R$ 51 milhões do Programa de Aceleração 
do Crescimento (PAC)   para Maricá. 

Parte da verba irá financiar a construção de 560 casas populares 
para pessoas que moram em áreas de risco. 

Serão investidos ainda, entre recursos próprios, emendas parlamentares 
e verbas estaduais e federais, R$ 100 milhões em obras no município. 

O pacote prevê, também, investimentos do Estado na cidade, como 
intervenções em ruas de Itaipuaçu e a urbanização da Avenida Roberto 
Silveira.
Fonte: pontesjunior.com

O Jornal A Semana acompanhará, junto à Secretaria Municipal de 
Obras e outras secretarias envolvidas no processo de gestão desta verba, 
cada passo do município, a fim de verificar a aplicação das verbas e o 
beneficiamento da população maricaense.


Estamos de olho.