quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Fórum de Turismo aponta futuro para Maricá


“A vocação turística de Maricá é a principal via de desenvolvimento sustentável da cidade”, afirmou Wagner Medeiros, Secretário de Turismo.

O Fórum foi realizado na última segunda-feira (27/9) e contou com a presença de diversos Secretários e convidados.

A mesa foi formada por Wagner Medeiros (Turismo), Janete Valladão (Gestão de Metas), Emanuel Vieira (Cultura), Sérgio Mello (Diretor da TurisRio), Pedro Azambuja (Presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Administração Aeroportuária), Airton Pereira Júnior (Diretor da Fundação Getúlio Vargas) e Cristiane Rezende (Coordenadora Nacional do Projeto de apoio ao Turismo).

A coordenadora Cristiane Rezende apresentou os resultados de uma pesquisa de campo, aplicada pela FGV, em Maricá, apontando os pontos fortes e fracos da cidade, para adequação ao recebimento de emendas parlamentares e incentivos a serem aplicados no desenvolvimento turístico da cidade.

Foram elaboradas, e aplicadas, aproximadamente 600 questões, no ano de 2009 e, Maricá, ficou com média de 40.3 pontos.

Os dados considerados foram quantitativos, não havendo pesquisa qualitativa, neste primeiro momento.

Sérgio Melo (Diretor da TurisRio) informou que, cabe, ao Ministério do Turismo, avaliar os resultados e o potencial local, liberando, desta forma, a habilitação, para que o município receba os incentivos para, num prazo determinado, apresentar as condições e adaptações necessárias, que serão monitoradas por técnicos e órgãos fiscalizadores.

Uma das áreas onde deverá haver maior investimento é a de saneamento, nesta parte, Maricá ficou com a pior avaliação do FGV.

Janete Valladão (Secretária de Gestão e Metas do Município), após uma pergunta do Jornal A Semana, com relação à Restinga de Maricá (Área de Preservação Ambiental), salientou: “Aquela área, em hipótese nenhuma poderá ser tocada. A construção do Resort foi permitida em, apenas 10% da região e a Restinga será preservada como área de turismo ambiental. É determinação do prefeito, que não se altere aquela região e ela será preservada.”

A capacitação de profissionais é uma das principais metas a serem implementadas e, para isto, haverá a conjunção de esforços das secretarias de Turismo, Educação e Trabalho.

Esta capacitação visa formar o cidadão maricaense, para que aqui mesmo, possa exercer trabalhos na área de turismo, sem que a cidade tenha que abrir concurso para pessoas de fora.

As formações, segundo Márcia Garcia (Secretária Municipal do Trabalho), são diversas e os níveis de escolaridade vão do ensino fundamental ao ensino médio, incluindo a formação bilíngüe, em alguns casos.

Ouça, abaixo, entrevista concedida pelo Secretário Municipal de Turismo, Wagner Medeiros, ao Jornal A Semana, dividida em 8 pequenos blocos. Ouça todos para saber exatamente como o turismo poderá afetar positivamente nossa cidade.












2 comentários:

  1. A CIDADE É BOA PARA O TURISMO...SE ELA FOR BOA PARA O CIDADÃO !....

    Jorge M. R. Monteiro

    ResponderExcluir
  2. Precisamos pensar no futuro de Marica, pois antes de se fomentar o turismo, deve-se dotar a cidade de infraestrutura. Sem água, esgoto, coleta de lixo e iluminaçao publica, será o caos.

    ResponderExcluir